DIRETRIZES DO SUS

 Diretrizes do SUS.

Antes de ler a lei 8080/90.

PRINCIPIOS: Descentralização, a Regionalização, a Hierarquização e a Participação social

DIRETRIZES: Universalidade, Integralidade, Equidade, Descentralização, Regionalização, Hierarquização da Rede e Participação social

DOS PRINCIPIOS E DIRETRIZES - Em minhas palavras.
São os serviços públicos de saúde, podendo ser administrada pela rede pública ou ter convênios / contratos com empresa privada para prestação de serviços aos usuários do SUS.
I - UNIVERSALIDADE - todos tem acesso ao serviço do SUS, de forma integral e gratuita.
II - INTEGRALIDADE - a pessoa tem direito a todos os níveis de assistência, preventivo (ex papanicolau) , curativo (tratamento e medicamento) em todos os níveis de complexidade. (ex desde uma palestra preventiva de hipertensão a um exame complexo, internação, um tratamento seja qual for) Obs. os conflitos que as vezes existem entre teoria e prática precisam ser deixados de lado
III - AUTONOMIA DAS PESSOAS respeitar o direito de escolha do paciente.
IV - IGUALDADE de assistência - seja rico x pobre, sexo, raça, religião....
V - direito à INFORMAÇÃO o paciente tem direito a saber tudo sobre seu estado de saúde, assim como os tratamentos necessários, etc.
VI - DIVULGAÇÃO de INFORMAÇÕES - as pessoas precisam saber o que tem disponível para o atendimento delas. O governo divulga os locais, serviços, campanhas...
VII - utilização da EPIDEMIOLOGIA - as prioridades de acordo com a frequência, quantidade de enfermos. Ex. certa cidade tem em um bairro um foco de gripe HINI e no outro bairro um foco de diarreia infantil, dessa forma eles sabem qual a intervenção a ser feita em cada local e qual é mais prioritário para inicio dos serviços.
VIII - PARTICIPAÇÃO da COMUNIDADE - a população tem direito as informações sobre o serviço, direito a participação nos conselhos de saúde, assim como papel fiscalizador.
IX - DESCENTRALIZAÇÃO - o foco é descentralizar para os municípios, eles tem uma visão mais realista de sua cidade, pode tomar a decisão necessária para cada momento.
Definir para onde serão destinados os recursos e serviços de acordo com a epidemiologia, demografia e situação socioeconomica da população.
X - INTEGRAÇÃO dos serviços e ações de saúde integrado com o meio ambiente e saneamento básico.
XI - CONJUGAÇÃO dos RECURSOS financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços.
XII - CAPACITAÇÃO dos serviços desde o mais simples aos mais complexos.
XIII - ORGANIZAÇÃO dos serviços públicos de modo a EVITAR DUPLICIDADE de meios para fins idênticos.





Comentários