COMPORTAMENTO ALIMENTAR : TABUS, CRENÇAS, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E FATORES SOCIAIS

 O comportamento alimentar de um indivíduo não corresponde somente a seus hábitos alimentares, mas a todas as práticas que envolvem sua alimentação como: seleção, aquisição, conservação, preparo, crenças, tabus e seu conhecimento sobre nutrição.

TABUS - São as restrições alimentares, permanentes ou temporárias, assumidas em períodos patológicos como: lactante não deve tomar suco de laranja, manga com leite faz mal e outros. Acredita-se que possam trazer conseqüências negativas.
CRENÇAS - Acreditar que alguns alimentos possam trazer benefícios à saúde. Algumas possuem objetividade, como dizer que cenoura faz bem para vista, pois sabe-se que ese alimento é fonte de betacarotena, uma pró-vitamina A. Outras crenças podem ser prejudiciais como as dietas milagrosas para emagrecimento.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO - Envolve pesquisas devidamente controladas e testadas, mas muitas vezes limitadas a eterminados grupos. O conhecimento científico não influi consideravelmente no comportamento alimentar, pois comportamento é um componente da personalidade.
FATORES SOCIAIS - Etnia, religião, estado civil, escolaridade e situação econômica são influenciadores do comportamento alimentar. A cultura e a religião das diferentes raças determinam que alimento comer e qual a forma de preparo. A escolaridade limita ou não o conhecimento sobre os alimentos e seu preparo, ou seja, é o senso comum sobrepondo o conhecimento científico e o fator econômico tornando-se um limitante para aquisição dos alimentos.
Leia:

Comentários